A indústria de bebidas apresenta inúmeras ineficiências e oportunidades, especialmente em operações de chope e outros produtos embarrilados em bares e restaurantes. Somente o Brasil possui mais de 1,2 milhão de pontos de venda (PDV) servindo chope, onde o resíduo médio é responsável por até 25% do total das vendas. Os sistemas atuais são intensos em mão de obra exigindo, em média, 1 operador de chope totalmente dedicado para cada 120 visitantes. E as operações ainda lentas levam a longas filas, má experiência do usuário e perdas de vendas. O setor carece de informações oportunas e confiáveis, o que atualmente leva a mais perdas na cadeia de distribuição como um todo, com falhas de fornecimento e perdas de estoque. E, como em qualquer outro manuseio de produtos a granel, controlar vendas e consumo é um desafio frequentemente ignorado. Os produtos da ChoppUP trazem integração e transformação digital para todo o setor, conectando as lacunas de dados entre cervejarias, distribuidores, PDVs e consumidor final, além de aumentar a eficiência operacional na venda de bebidas, tanto em automação quanto em redução de resíduos.

Rock and Roll

Os clientes-alvo da ChoppUP conseguem aumentar as margens operacionais nas vendas de suas bebidas embarriladas (chope, drinks, refrigerantes). Com maior eficiência e redução de desperdícios, as economias são em média 2,2 vezes superior ao valor que pagam pelos produtos ChoppUP.

Sobre o Problema

O desperdício é responsável por até 25% das vendas de bebidas embarriladas em PDVs. Os sistemas atuais são intensos em mão de obra exigindo, em média, 1 operador totalmente dedicado para cada 120 visitantes. O setor carece de informações confiáveis, o que atualmente leva a mais perdas na cadeia.

Sobre o Produto ou Solução

O produto principal é um dispositivo IoT de dispensamento de bebidas que enche o copo ou garrafa a partir do fundo, reduzindo assim mais de 90% dos resíduos gerados durante o processo de enchimento do copo em bebidas carbonatadas. Os produtos são contratados em um plano de assinatura.

Sobre o Mercado

O Brasil possui mais de 1,2 milhão de pontos de venda (PDV) servindo chope, sendo ao menos 800 mil servindo um volume grande o suficiente para justificar a adoção de uma solução ChoppUP onde o desperdício evitado será maior do que o valor da assinatura mensal paga. Vamos atingir 10k PDVs em 5 anos.

Sobre o Modelo de Negócios

Os produtos são oferecidos em um modelo pay-as-you-go, onde cada cliente é um assinante, com um pacote de assinatura customizado que dá direito ao aluguel de equipamentos, suporte técnico regular, manutenção e licença de software.

Sobre o Tempero Secreto

Somos a única desenvolvedora de soluções de hardware e software com o propósito singular de reduzir ineficiencias no PDV E ao mesmo tempo conectar os elos da cadeia industrial com dados gerados pelos PDVs. Os serviços prestados ao PDV tornam dele um cliente recorrente e resiliente.

Sobre o Estágio e Realizações

Depositamos 9 patentes e 1 marca. Obtivemos fundos subsidiados do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). Formamos uma equipe de P&D de ponta. Levantamos R$ 3 milhões em duas rodadas de capital. Conquistamos 150 assinantes. Montamos uma máquina de vendas para acelerar crescimento em assinaturas.

Sobre a Equipe

Djalma Moreira, CEO, Economista com 28 anos de experiência em operações internacionais, vendas e marketing. Foi CEO da Packard Bell do Brasil. Bruno Salman, CFO, Engenheiro da Poli USP com 7 anos de experiencia na indústria com atuação estratégica em desenvolvimento de novos negócios e supply chain.

Sobre a Proposta

Estamos buscando investimento de investidores institucionais para uma rodada série A que vá escalar a penetração do negócio no Brasil usando a máquina de vendas já validada. Buscamos investidores que preferencialmente possam contribuir de maneira estratégica no desenvolvimento da empresa.

Você é Original?

Nosso negócio atual de assinaturas para PDVs de bebidas no Brasil é só o começo. Nossos produtos abrem frente para levarmos nossa missão de redução de desperdícios adiante, em toda a cadeia de distribuição e bebidas alcólicas e não-alcólicas no Brasil e no mundo, para o PDV, distribuidor e produtor.

Estágio de desenvolvimento:

Escala (estou acelerando o crescimento)

Mercados de atuação da startup:

Comidas e Bebidas, Entretenimento, Hotéis e Restaurantes, Tecnologia da Informação

Tipos de negócio em que a startup se encaixa:

B2B (Business to Business)

Modelos de negócio da startup:

Assinatura, SaaS, Serviços / Consultoria