Mais da metade dos brasileiros, especialmente os de baixa renda, vive em moradias que precisam de reformas. Este mercado, pouco estruturado, também é a maior oportunidade no campo da construção civil. A Vivenda vem desenvolvendo soluções para esse mercado, e em 5 anos de operação, provou seus principais fundamentos: desempenhamos o papel de construtora, e realizamos mais de 2 mil obras, entendendo a viabilidade desse produto; abrimos de lojas de reforma e aprendemos a vender estas soluções; e desenvolvemos mecanismos inovadores de financiamento, já tendo cedido mais de 2 milhões de reais em crédito. Agora nosso desafio é escalar a operação. E mais do que executar obras, entendemos que nosso papel é o de estruturar uma plataforma de qualificação, conexão e coordenação dos atores deste mercado (clientes, arquitetos, pedreiros, lojas de material, etc), usando tecnologia e crédito como elementos aglutinadores.

Rock and Roll

A Vivenda quer revolucionar o mercado de reformas habitacionais no Brasil e fazer com que todos possam morar bem.

Sobre o Problema

Uma pessoa de baixa renda que precisa reformar sua casa não conta soluções adequadas para fazê-lo: arquitetos, crédito adequado, ou pedreiros e materiais qualificados. Só com a informalidade e com a falta de eficiência.

Sobre o Produto ou Solução

A Vivenda é uma plataforma que conecta moradores, arquitetos, prestadores de serviços da construção civil, lojas de materiais de construção e decoração, e soluções de financiamento, qualificando e coordenando suas atuações para a entrega reformas habitacionais eficientes.

Sobre o Mercado

Temos hoje no Brasil cerca de 30 milhões de moradias de baixa renda que necessitam de reformas, sendo que 82% dessa população declara interesse em realizar melhorias em seus imóveis. Isso representa um mercado potencial de 158 bilhões reais.

Sobre o Modelo de Negócios

Começamos vendendo a solução completa (arq., mat., mdo e financiamento) e entregávamos a reforma realizada. Agora, na lógica da plataforma, tendo nosso financiamento como e elemento aglutinador, articularemos os demais atores do mercado, e monetizaremos a partir das transações geradas entre eles.

Sobre o Tempero Secreto

Somos pioneiros no atendimento ao mercado de reformas para baixa renda; já realizamos mais de 2 mil obras; e desenvolvemos um mecanismo de financiamento único, livre de garantias, adequado à realidade de nosso público, com capacidade de financiamento de 40 milhões de reais.

Sobre o Estágio e Realizações

Em cinco anos de operação realizamos mais de 2 mil obras; abrimos duas lojas e validamos um modelo de vendas; criamos a primeira debênture de impacto social do Brasil, e colocamos no mercado mais de R$ 2 milhões em crédito, com inadimplência de 4%, e agora vamos estruturar nosso modelo de expansão.

Sobre a Equipe

Congregamos experiência em gestão (Fernando Assad, administrador 10 anos de consultoria); relacionamento com famílias de baixa renda (Marcelo Coelho, historiador, 10 anos de CDHU); e execução de reformas em habitações precárias (Igiano Lima, arquiteto, 10 anos de CDHU).

Sobre a Proposta

Estamos buscando principalmente mentoria para essa mudança de modelo que estamos fazendo, especialmente no que se refere à monetização via meios de pagamento. Além disso também estamos interessados em buscar novos investidores.

Você é Original?

Dada nossa parceria com o CAU-BR, temos acesso a mais de 150 mil arquitetos cadastrados neste Conselho. O mesmo com a Anamaco e suas mais de 150 mil lojas de material de construção. Dado que temos o financiamento, agora é desenvolver tecnologia e iniciar a operação via plataforma.

Estágio de desenvolvimento:

Escala (estou acelerando o crescimento)

Mercados de atuação da startup:

Arquitetura e Construção, Casa e Decoração, Comércio & Varejo, Financeiro - FinTech, Serviços Profissionais

Tipos de negócio em que a startup se encaixa:

B2B (Business to Business), B2C (Business to Consumer), B2B2C (Business to Business to Consumer), B2G (Business to Governement)

Modelos de negócio da startup:

Serviços / Consultoria, Software