Liberty Open Colab - Programa de Conexão com Startups da Liberty Seguros

Período de Inscrições

Encerramento: 27/07/2018

Abertura: 11/06/2018

Sobre a Liberty Seguros

Fazemos parte do Grupo Liberty Mutual, uma multinacional com presença em diversos países, sendo o Brasil a maior operação fora dos EUA.

A Liberty Seguros atua no mercado brasileiro desde 1996 e está entre os dez maiores grupos seguradores do país, com 1,9 milhão de segurados, 1,8 mil funcionários e 71 filiais em todo o Brasil. Com mais de 15 mil corretores em todo o território nacional, a Liberty Seguros possui um portfólio com soluções de seguros para pessoas físicas, empresas e grandes riscos e está presente em diversos canais de venda. É pioneira em seguros personalizados para funcionários de empresas, o seguro de afinidade (Affinity) e é especialista na venda no canal Concessionária, por meio da marca Indiana Seguros.

Entenda o Programa Liberty Open Colab

A Liberty Seguros acredita que colaboração e co-criação funcionam como grandes alavancas para a geração de valor. Não à toa, muitas das soluções desenvolvidas pela seguradora, levam em consideração a inclusão de todas as partes envolvidas no processo de construção de um projeto - sejam elas internas ou externas. Times multidisciplinares, clientes, não clientes e, até mesmo, corretores cumprem um papel importante na hora de responder a um desafio de inovação. Pensando em potencializar e ampliar o espaço para que a inovação aconteça na empresa, a Liberty Seguros resolveu criar um programa de inovação aberta – O Liberty Open Colab, que visa fortalecer a conexão com o ecossistema brasileiro de inovação e a seleção de startups que possam se tornar fornecedoras ou parceiras da companhia. Para participar do Liberty Open Colab, as startups interessadas devem fazer a inscrição nesta página. O comitê de inovação da StartSe e da Liberty Seguros irá filtrar e selecionar startups para participarem do Pitch Day, um evento para apresentação de pitches para Diretoria e Executivos da Liberty Seguros. Em seguida, as startups escolhidas serão convidadas para um dia de conexão, uma imersão com os profissionais da empresa para detalhar as oportunidades e desenhar propostas de pilotos. Os projetos mais aderentes aos desafios testarão suas soluções em situações reais e, com base nos resultados dos pilotos realizados, serão definidas as startups que se conectarão como fornecedoras ou parceiras.

Quem estamos buscando

O Programa Liberty Open CoLab busca startups que estejam aderentes aos componentes (detalhados abaixo) e que estejam no estágio de MVP (Produto Mínimo Viável) desenvolvido e validado. Serão aceitas também startups cujo produto ou serviço já estejam operacionais no mercado. Startups de todo Brasil são bem-vindas no programa.

Componentes

A Liberty Seguros procura startups que tenham soluções relacionadas a 2 componentes que, uma vez integrados, farão parte da solução a ser testada.

  1. Qual a melhor maneira de definir quando é necessária a realização de uma vistoria prévia (vistoria na contratação de seguro de automóvel) ou quando é melhor dispensar usando dados desestruturados, ou seja, usando soluções de big data e inteligência artificial.
  2. A forma mais transparente e fluida para dar visibilidade à vistoria prévia quando ela for realmente necessária, o que envolve muito o conceito de user experience (UX).

Como Funciona?

O programa está estruturado nas 4 fases abaixo descritas, entre 11 de junho e 14 de agosto de 2018.

  1. Screening (busca e seleção) - Inscrições voluntárias e convites às startups até dia 27/julho;
  2. Avaliação – Seleção das Startups a serem apresentadas no Pitch Day no dia 27/agosto;
  3. Pitch-day - Dia 27 de agosto
  4. Periodo de conexão com a Liberty - sem datas definidas, irá ser alinhado antes do PITCH-DAY;

Por que participar?

  1. Receita - Oportunidade de gerar receita ao ser contratado como fornecedor ou parceiro da Liberty Seguros sem nenhuma cessão de participação (equity do negócio);
  2. Piloto/POC - Oportunidade de testar sua solução em situações reais numa empresa inovadora, com participação significativa no mercado;
  3. Conhecimento - Oportunidade de contato com Diretores, Gerentes e Especialistas da Liberty Seguros e receber feedback sobre a aderência de sua solução;
  4. Visibilidade - Oportunidade de ter visibilidade e chancela de uma grande empresa;
  5. Rapidez- Programa focado em gerar negócios de forma rápida sem impactar a sua agenda de trabalho com mentorias, capacitações e eventos.

FAQ

O Programa Liberty Open CoLab é um programa de Aceleração?

Não. O programa não envolve mentorias, capacitação e networking com outras startups. O programa objetiva a conexão com Startups com os fins de: Fornecimento (passar a ter a Liberty Seguros como cliente).

Posso inscrever uma ideia?

Não, o programa é destinado a startups que já tenham MVP validado nos Componentes.

A Liberty Seguros vai investir nas startups selecionadas?

Não, a Liberty Seguros poderá contratar a Startup como fornecedora ou fazer uma parceria comercial para ofertar a solução da startup mas não fará aporte de recursos em forma de investimento em troca de participação (equity).

Posso participar não sendo de São Paulo?

Sim, faremos uso de recursos tecnológicos (vídeo conferência) na fase do Liberty Day enquanto na fase de Conexão a participação deve ser, preferencialmente, presencial.

Este é um programa de Longa duração?

Não. Esse é um programa focado, de conexão rápida para avaliar a pertinência de realizar um piloto ou prova de conceito de sua solução em um dos Desafios priorizados.

Tenho que entregar a propriedade intelectual do meu projeto?

Não. A propriedade intelectual do seu projeto continua sendo sua e utilizada de acordo com os termos a serem discutidos quando do piloto e da contratação ou parceria.

O que a Liberty Seguros ganha com o programa?

Acesso a novas tecnologias e soluções que possa lhe dar mais eficiência operacional e criar soluções únicas para seus clientes.

Quantas empresas farão parte do programa?

Serão 10 startups selecionadas (independente do Componente) para a fase de Filtro onde se apresentarão a Diretoria, Gerentes e Especialistas da Liberty Seguros. A partir daí serão selecionadas as startups com maior potencial para a fase de conexão e piloto sem um número pré-definido.

Que tipo de startups a Liberty Seguros está procurando?

Startups que tenham ao menos um MVP estruturado e validado (todos Componentes).

Quais serão os critérios de seleção das startups?

Cada fase tem seus respectivos critérios que serão avaliados por parte do time da Liberty Seguros e do Startse.

Quais os canais de comunicação em caso de dúvida?

Entrar em contato pelo e-mail: lobel@startse.com.br.

Startups que podem se inscrever

Mercados de atuação: Todos os Mercados

Tipos de negócio: Todos os Tipos

Modelos de Negócio: Todos os Modelos

Estágios de desenvolvimento: Negócio (produto validado), Escala (clientes e faturamento)